Investir em imóveis requer que você conheça as diferentes opções de produtos ofertados em determinado mercado e as características de cada uma destas opções.
No mercado de residências e vacation homes de Orlando, muito popular entre investidores brasileiros, há de uma forma geral três tipos de imóveis ofertados: condos, townhomes e single family homes.
Condos são apartamentos, normalmente de 2 ou 3 quartos, de não mais que 150 m2, na maioria das vezes em prédios não muito altos, de 3 até 10 andares.
Townhomes (ou townhouses) são sobrados geminados, de 3 a 5 quartos, de 150m2 até 230 m2. É talvez o tipo de vacation home mais comum encontrado aqui na região, provavelmente porque acaba tendo um custo-benefício interessante, tanto para o vendedor (a construtora) como para o comprador e também para o inquilino, que irá alugar o imóvel.
Por fim, o terceiro tipo de vacation home ofertado no mercado de Orlando são as Single Family Homes, que são casas normalmente de 2 andares, a partir de 250 m2, de 4 até 15 quartos (às vezes chamadas também de villas). Diferentemente das townhomes, cada single family é isolada, ou seja, é uma edificação construída em determinado lote ou terreno, dentro de um condomínio aberto ou fechado.
São construções maiores, não só pelo maior número de quartos e banheiros, mas por oferecer na maioria das vezes espaços mais amplos em cada ambiente da casa e amenidades exclusivas. Garagem, por exemplo, é um item pouco comum numa townhome e é quase que um padrão nas single family.
O tipo de imóvel que é oferecido em determinado condomínio varia conforme cada projeto. Condos são menos comuns. Porém, às vezes você terá projetos exclusivamente de condos, como o condomínio The Grove. Também você pode encontrar condos em condomínios de grande porte, de centenas e até milhares de unidades, como o Storey Lake.
Já as townhomes são ofertadas na maioria dos projetos. Há inclusive condomínios focados exclusivamente neste tipo de imóvel, como o Tranquility.
Já a oferta de single families vêm ganhando mais relevância, inclusive de casas de grande porte, já que Orlando é uma região de muitos eventos (que demanda hospedagem para grupos maiores) e de turistas que muitas vezes viajam em grupos (várias famílias, com adultos e crianças).
Há alguns padrões de projetos que são mais comuns de serem encontrados na região de Orlando: 1) condomínios de townhomes, com até 50 unidades (exemplo do Tranquility, já citado); 2) condomínios de townhomes e single family homes de até 10 quartos, como é o caso do Windsor e do Solara; 3) condomínios de maior porte, como o Storey Lake e o Champions Gate, com a oferta de condos, townhomes e single family.
Já os preços estão diretamente relacionados ao tamanho de cada imóvel. Hoje, setembro de 2021, você encontra condos novos entre $250 e $350 mil. Já as townhomes são vendidas entre $350 e $480 mil. Por fim, as single family homes novas têm preços a partir de $450,000.